quinta-feira, 28 de maio de 2009

PLANTÃO 8º ANO- 28/05/2009



Sistema Respiratório

Conjunto de órgãos que têm como função principal captar oxigênio e eliminar gás carbônico (dióxido de carbono). O sistema envolve o funcionamento de narinas (nariz), traquéia, laringe, pulmões e diafragma. 
Narinas 

Têm a função de conduzir, aquecer, umedecer e filtrar o ar. A entrada de ar também pode ser complementada pela boca. Do nariz ou da boca o ar passa pela garganta (faringe). A caixa craniana contém cavidades (seios da face) que estão cheias de ar.
Traquéia 

Depois de passar pela garganta, o ar entra na traquéia, tubo subdividido em dois brônquios que levam o ar até o pulmão. Uma lâmina chamada epiglote fecha o orifício superior do tubo quando a pessoa come ou bebe e se abre apenas para a passagem do ar.
Laringe 

Órgão responsável pela voz. Localizada na parte superior da traquéia, a laringe constitui-se de duas membranas que se estiram quando o ar é expelido, formando o som.
Pulmões 

Principais órgãos do sistema respiratório. São duas grandes massas esponjosas localizadas no tórax e protegidas pelas costelas. O ar chega aos pulmões por meio de bronquíolos (ramificações dos brônquios). Estes carregam de ar os alvéolos pulmonares (microscópicos "sacos de ar" de paredes finíssimas). Nos alvéolos, o ar inspirado irá oxigenar o sangue e receber deste o gás carbônico produzido por todas as células do organismo. Os pulmões possuem cerca de 300 milhões de alvéolos.
Diafragma 

É o músculo responsável, junto com os músculos das costelas, pelo movimento constante dos pulmões, o que permite a entrada e a saída de ar. Está localizado na base dos pulmões, acima do abdome. Quando o diafragma se expande (inspiração), o ar é sugado pelas narinas e pela boca. Quando ele se contrai, o ar é expulso (expiração), eliminando o gás carbônico no ar expirado.

Narinas

São os dois buracos no nariz, é por lá que o ar entra. Aqueles pelinhos no nariz são o primeiro filtro. Eles vão reter (segurar) as sujeiras maiores como outros pelos, flocos de poeira, etc. Por isso, lembre-se, ao "podar" os pelinhos, não corte tudo, esses pelos são um importante filtro!
Cavidade nasal

A cavidade nasal fica logo depois das narinas. Lá está o segundo filtro: um muco que vai reter as sujeiras que passaram no primeiro filtro. Também ocorrem na cavidade nasal, outros dois processos: o umidecimento e o aquecimento do ar que entra. Pra quê isso? Bem, um ar frio e seco dificulta a troca gasosa (passagem de oxigênio e gás carbônico pelos alvéolos e capilares).Os dois processos (umidecimento e aquecimento) são facilitados pela quantidade de vasos sanguíneos presentes nas cavidades nasais. Esses vasos trazem umidade e calor do corpo.
Faringe

A faringe é um local comum para o sistema digestório e respiratório, ou seja, é um local por onde passa o ar e o alimento.
Laringe

Como então o alimento não entra no pulmão? Isso é por conta da laringe e de sua "tampa" chamada epiglote. Apesar de seu nome esquisito, essa tampa é muito importante, é ela que não deixa o alimento entrar na própria laringe e na traquéia (geralmente, hehehe!). É na laringe que também se encontram as cordas vocais, responsáveis pelos sons. A laringe mede aproximadamente 5cm no homem e é um pouco menor na mulher.
Traquéia

A traquéia é basicamente um tubo que liga a laringe aos brônquios. A traquéia não se fecha graças à anéis de cartilagem em forma de C. Estes anéis estão presentes na traquéia, nos brônquios e nos bronquíolos. Também estão presentes na traquéia os cílios e um muco. Possíveis sujeiras grudam nesse muco e são levadas pelos cílios para a laringe onde são engolidos (passam para o esôfago).
Brônquios

Já bem perto do pulmão, a traquéia se divide e se transforma em brônquios. Os brônquios tem a mesma função da traquéia: cílios, muco, anéis... Eles dividem o ar entre os dois pulmões.
Bronquíolos

Como o nome diz, são pequenos brônquios, eles também possuem cílios, muco e anéis. Sua função é levar o ar até os alvéolos.
Alvéolos

Finalmente chegamos no local onde ocorre a HEMATOSE. A hematose é a troca de gases entre os alvéolos e o sangue. Assim, o oxigênio sai dos alvéolos e entra no sangue e o gás carbônico sai do sangue e entra nos alvéolos. 

O alvéolo é mais ou menos como uma bola circulada de vasos sanguíneos bem pequenos: os capilares. 

Dentro do alvéolo existe o terceiro filtro: macro células chamadas macrófagos. Esses macrófagos ficam rondando os alvéolos e "capturando" sujeiras que conseguiram passar pelo primeiro e segundo filtro. Essa captura ocorre por fagocitose.

QUSTIONÁRIO:

1- Todos nós respiramos, disso já sabemos! Mas qual é a função da respiração?

2- O que é a fagocitose?

3- Quais Músculos utilizados na expiração?

4- O que é Zona Pneumotáxica?

5- Quais As principais funções dos Sistema Respiratórios?

Envie para o e-mail: 

samirblahoud@gmail.com

Até o dia 30/05

Assunto: sistrespiratorio seu nome

Nenhum comentário:

Postar um comentário